Seja você um trabalhador ou desempregado, rico ou pobre, se está acostumado a navegar na Internet, provavelmente já leu a palavra Dropshipping em algum lugar. Se deseja iniciar esse negócio, deixo aqui algumas indicações que poderão ajudar a ter sucesso no seu negócio.

O Dropshipping é um negócio online, em que o comerciante vende produtos que ele não possui em estoque, e o compra somente quando um cliente faz um pedido na sua loja online. O comerciante pode vender os produtos na sua loja online ou em milhares de Marketplaces disponíveis na Internet.

Neste post, falarei principalmente sobre vender através de uma loja online, porque, na minha opinião, embora os Marketplaces ajudem a vender rapidamente e a ganhar dinheiro, é melhor ter uma loja própria que permita criar uma imagem de marca e garantir a longevidade do seu negócio. Nos Marketplaces, você pode ser banido de noite para o dia por várias razões e perder rapidamente o seu negócio, sem recurso possível.

Em 2018, eu tinha uma conta num Marketplace bem conhecido, onde eu estive presente por mais de 2 anos e vendi vários produtos muito bem. Enquanto a minha empresa estava funcionando bem, recebi um e-mail me informando que havia violado os termos de uso e a que minha conta foi suspensa. Eles acabaram com o meu negócio sem nenhuma explicação, apesar dos meus numerosos pedidos de informação.

A partir daquele dia, decidi criar uma loja online usando uma das plataformas especializadas disponíveis na Internet e hoje não me arrependo. Compartilho com vocês a minha experiência, caso isso possa lhe ajudar no seu projeto de Dropshipping.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL DROPSHIPPING:

1 — O cliente faz um pedido na loja online do comerciante e paga pelo pedido.

2 — O comerciante recebe a encomenda e o pagamento do seu cliente, faz uma encomenda deste produto com o fornecedor e paga por ele.

3 — O fornecedor é responsável pelo envio do pedido ao cliente final.

4 — O cliente recebe o seu pedido e confia na loja online do comerciante.

Como pode ver, o comerciante é um intermediário que se concentra na venda e promoção do produto, enquanto o fornecedor é responsável pela entrega e gerenciamento de estoque.

INICIAR O DROPSHIPPING

PASSO 1.

ESTRATÉGIA, PRODUTO E FORNECEDOR.


Para fazer o dropshipping, deve definir inicialmente os produtos que deseja vender, as margens que deseja obter, o mercado-alvo, os clientes potenciais e o método de pagamento que deseja oferecer aos seus clientes. É importante dedicar algum tempo a esta etapa para aumentar suas hipóteses de sucesso.

QUAL PRODUTO ESCOLHER?

Recomendo que escolha vender um produto em que acredite e que conheça bastante bem ou produtos em que possa obter rapidamente informações sobre o seu funcionamento, confiabilidade, etc. Seria interessante pesquisar a venda desse produto na Internet, visitar lojas online que vendem o mesmo produto, ler opiniões de clientes sobre o produto, ler postagens de blog sobre esse produto... para ter uma ideia clara das hipóteses de sucesso do produto no mercado-algo.


O MERCADO E O CLIENTE-ALVO

Agora que escolheu o seu produto, precisa definir seu mercado-alvo e clientes potenciais. É importante saber exatamente onde e a quem deseja vender os seus produtos. Essas informações lhe ajudarão a encontrar o fornecedor e definir facilmente a forma de pagamento que será oferecida no seu sítio web.


O FORNECEDOR

Se conseguiu escolher o produto, agora precisa encontrar o fornecedor certo. Favoreça fornecedores com produtos de qualidade, com condições de pagamento e entrega favoráveis para o seu negócio.

No Dropshipping, é essencial encontrar fornecedores confiáveis que sempre tenham o estoque disponível para que possa entregar rapidamente aos clientes que fazem pedidos na sua loja online. É preferível entrar em contato com o fornecedor para lhe informar da sua intenção de revender seus produtos e conhecer suas condições de pagamento e entrega antes de começar.

Lembre-se de que é sempre mais interessante escolher fornecedores que possam entregar rapidamente o produto comprado aos eu cliente, e evitar aqueles que tenham um custo de entrega muito alto ou um tempo de entrega muito longo.


MÉTODOS DE PAGAMENTO

Para que o Dropshipping seja tenha exito, deve definir o método de pagamento que usará na sua loja online, de acordo com o perfil de cliente alvo e o pais de residência de tais clientes. Essa opção será útil para escolher a plataforma onde vai criar o seu sítio web, já que a plataforma escolhida devera permitir a integração do método de pagamento desejado.

PASSO 2.

O SITIO WEB

Depois de escolher os produtos a serem vendidos, o objetivo e o método de pagamento, deve iniciar a criação da sua loja online dedicada à venda. Existem várias plataformas no mercado que permitem criar um sítio web de vendas online muito rapidamente e que são compatíveis com o Dropshipping.

Para encontrar essas plataformas, só precisa fazer uma pesquisa na Internet com a palavra-chave “criação de loja online” e descobrirá dezenas de soluções desse tipo, que permitirão que tenha rapidamente um sítio web de comércio eletrônico com todos os recursos básicos, para começar a vender online sem a necessidade de alugar servidores ou se perder em configurações complicadas de sistemas. Em troca, pagará uma quantia fixa por mês.

A maioria das plataformas desse tipo permite testar dez a quinze dias antes de contratar o serviço. Dessa forma, pode criar uma loja de testes para se familiarizar com a plataforma e ver se ela atende às suas necessidades e é intuitiva o suficiente para lhe ajudar a entender como ela funciona. Para o desenho do sítio web, encontrará vários modelos prontos para uso nessas plataformas, que pode personalizar facilmente. Também pode visitar sites de vendas de modelos... que oferecem modelos para essas plataformas, bem como um serviço de instalação para que a sua loja online se pareça realmente com o desenho que motivou a sua escolha. Entre outras coisas, eles podem, contra alguns euros, fazer outras modificações, se desejar. Lhe recomendo comprar e instalar um modelo, apenas na plataforma que escolheu definitivamente.

PROMOÇÃO DA LOJA ONLINE

Para que a sua loja online faça vendas, os usuários da Internet devem encontrá-la, visitar as páginas do produto e decidir fazer uma compra. Para facilitar as vendas, sua loja online deve demonstrar a qualidade de seus produtos e seu profissionalismo para inspirar confiança nos visitantes.

PARA QUE AS PESSOAS POSSAM ENCONTRAR SUA LOJA ONLINE

Para que os usuários o encontrem na Internet, a loja deve estar presente nos buscadores. Para estar presente nos motores de busca, deve criar uma conta com eles e declarar seu site para que seja indexado. Nas páginas de ajuda do dos buscadores, encontrará instruções para indexar o seu site.

O princípio é simples: os usuários acessam os buscadores para pesquisar um produto e os buscadores mostram nos resultados da pesquisa a lista de sites indexados que possuem esse produto.

O problema é que os seus concorrentes também deram o mesmo passo e podem aparecer na  posição melhor do resultado dos buscadores. Para garantir que a sua loja online apareça nesses resultados, o seu site deve atender a alguns critérios básicos.

ESTES SÃO ALGUNS DESTES CRITÉRIOS:

1 — Os buscadores devem entender o conteúdo do seu site.

Trabalhe no sentido de garantir que os motores de busca entendam a estrutura do conteúdo do seu site. Existem nas plataformas de criação on-line de lojas, certos módulos que facilitam aos buscadores o entendimento do conteúdo do seu site. Eu lhe recomendo usar esses módulos.

2 — A qualidade do seu conteúdo.

Escreva fichas de descrição dos produtos, que permitam aos usuários entender os seus produtos, seus recursos, benefícios, etc. Também pode adicionar um blog ao seu site, onde publicara artigos que demonstram sua experiência nesse campo, além de uma lista de perguntas e respostas que permitem aos usuários encontrar respostas às suas dúvidas.

Seja para a página do seu produto, seu blog ou perguntas e respostas, sempre escreva conteúdo exclusivo. O conteúdo do seu site deve se destacar dos concorrentes e ser útil para os usuários. Os buscadores são têm como objetivo facilitar a busca de respostas para nossas perguntas. Se o seu site oferece conteúdo menos interessante que o do seu concorrente, os motores de busca favorecerão o site do concorrente em vez do seu.

3 — A atividade da sua loja online

Peça aos seus clientes que deixem um depoimento ao comprar seu produto. Isso o ajudará nos buscadores, mas também para novos clientes verem o que as pessoas que já compraram pensam.

Permita que os clientes compartilhem os links da sua loja online nas mídias sociais. Crie páginas nas mídias sociais, compartilhe seu conteúdo, crie comunidades e faça com que elas conversem sobre seus produtos. Registre-se em fóruns especializados e ajude a responder perguntas dos usuários, adicione sua loja on-line em diretórios da web especializados e confiáveis. Troque, links com outros sites, tendo uma atividade complementar à sua, etc. O objetivo é mostrar aos buscadores que seu site é útil para os usuários e que sua empresa possui conhecimento real nesse campo.

PASSO 3.

CONTACTO


Facilite o contato com seus clientes por correio eletrônico, formulário de contato, chat ou telefone, para que eles possam obter respostas rápidas às suas perguntas. Se vende num país que não seja o seu, contrate o serviço de número virtual da Hivoox para obter um número de telefone local e facilitar o contato com seus clientes. Também pode contratar um endereço comercial na Hivoox para ter uma melhor presença local para sua empresa.

CONCLUSÃO

Não estou afirmando que, com este artigo, sua empresa de Dropshipping funcione perfeitamente, mas é verdade que, se seguir esse caminho, estará colocando a sorte do seu lado. Sinta-se livre para me deixar quaisquer comentários ou perguntas relacionadas a este artigo.